Althamer, também polaco, aproveitou a 4ª Bienal de Berlim e baseado na sua experiência anterior como ilegal na mesma cidade, para ajudar um emigrante também ilegal a conseguir uma permissão de residência. Durante o decurso da Bienal foi cedido um apartamento ao emigrante (neste caso uma emigrante), um prof. de alemão e um tradutor, auxílios importantes para preparar a sua vida na Alemanha. No espaço da exposição está apenas este papel a explicar a situação da personagem e um abaixo-assinado para o pedido de permissão de residência. No final da Bienal (não sei se sucedeu) esta emigrante conseguiria um emprego e a autorização. Moral da história: A arte ajuda e é amiga. E a crítica? A caneta alguém escreveu irritado; - "E o que se faz com os outros todos? Deixas os artistas-turistas iludidos" - Inquiri sobre o autor desta frase. Não foi o artista que escreveu (a não ser que a coisa tenha sido secretamente planeada) mas era o comentário que faltava para fazer com que este trabalho fizesse sentido. O link para o texto e abaixo assinado é www.berlinbiennale.de/eng/index.php?sid=bb_01_01
26.6.06
Bienal de Berlim (9) Pawel Althamer
Althamer, também polaco, aproveitou a 4ª Bienal de Berlim e baseado na sua experiência anterior como ilegal na mesma cidade, para ajudar um emigrante também ilegal a conseguir uma permissão de residência. Durante o decurso da Bienal foi cedido um apartamento ao emigrante (neste caso uma emigrante), um prof. de alemão e um tradutor, auxílios importantes para preparar a sua vida na Alemanha. No espaço da exposição está apenas este papel a explicar a situação da personagem e um abaixo-assinado para o pedido de permissão de residência. No final da Bienal (não sei se sucedeu) esta emigrante conseguiria um emprego e a autorização. Moral da história: A arte ajuda e é amiga. E a crítica? A caneta alguém escreveu irritado; - "E o que se faz com os outros todos? Deixas os artistas-turistas iludidos" - Inquiri sobre o autor desta frase. Não foi o artista que escreveu (a não ser que a coisa tenha sido secretamente planeada) mas era o comentário que faltava para fazer com que este trabalho fizesse sentido. O link para o texto e abaixo assinado é www.berlinbiennale.de/eng/index.php?sid=bb_01_01
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