16.12.07

Kassel (9) Jirí Kovanda



Nascido em Praga em 1953, Kovanda destacou-se numa segunda geração de artistas checos influenciados por Fluxus ao realizar uma série de 30 performances nos últimos anos da década de setenta baseadas em gestos quase imperceptíveis difusos na rotina quotidiana de uma cidade a viver dias pesados após a supressão da chamada "Primavera de Praga". As acções eram só sentidas como tal pelo próprio e pela câmara que registava os acontecimentos. A leitura não é directamente politizável e nesse aspecto separa-se de muitos outros trabalhos realizados entre a muito madura classe artística e intelectual checa desses anos, directamente orientados para a crítica mais ou menos difusa a Husak e ao controlo de Moscovo. Evidentemente o trabalho de Kovanda, por outro lado não deixa de ter uma leitura política embora esta não seja destinada à situação específica da Checoslováquia dos anos setenta mas a uma existência individual no meio de sociedades fortemente condicionadas e dispositivadas e nesse aspecto pode-se relacionar o trabalho de Kovanda com os trabalhos de Fluxus tardio ou Bas Jan Ader. Este set fotográfico diz respeito a uma acção das de cerca de uma dezena que estiveram em exposição em Kassel. A acção consiste em subir uma escada rolante olhando fixamente nos olhos de pessoas ali próximas. Outras acções de kovanda consistem em esperar sentado que o telefone toque, andar no sentido contrário ao de uma multidão tocando levemente nas pessoas ou ficar de braços abertos no meio da praça de S. Venceslau durante algum tempo. Tendo em 1979 cessado com a performance, Kovanda, prosseguiu este estilo de acções em objectos instalados como por exemplo, um pequeno monte de sal deixado, como por acaso, no parapeito a ponte Carlos.

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