17.12.07

Kassel (10) 田中 敦子, Tanaka Atsuko





Quando em 1996 no primeiro Caldas Late Night, no que foi a minha primeira performance, vesti-me de luzes de natal e recitei o excerto de Finnegans Wake que Joyce ele próprio lê numa gravação famosa, não sabia que qualquer coisa de parecida tinha acontecido (e com muito mais interesse) no Japão quarenta anos antes. Descobri não muito mais tarde quando as minhas investigações sobre Fluxus me levaram à descoberta do grupo japonês Gutai. Este grupo fundado por Jiro Yoshihara em 1954 tinha associações fortes ao concretismo francês. No entanto Gutai não se ateve ao abstraccionismo pictural e os seus membros desenvolveriam ainda na década de 50 acções que seriam pioneiras mundiais do Happening, da instalação e da Arte Conceptual. Estas experiências entendidas como extensões naturais do espaço pictórico exploravam literalmente aspectos do manifesto de Yoshihara: "We have decided to pursue the possibilities of pure and creative activity with great energy. We tried to combine human creative ability with the characteristics of the material in order to concretize the abstract space. When the abilities of the individual were united with the chosen material in the melting-pot of psychic automatism, we were overwhelmed by the shape of space still unknown to us, never before seen or experienced. Automatism naturally made the image which did not occur to us. Instead of relying on our own image, we have struggled to find an original method of creating that space." (retirado do Manifesto Gutai). Atsuko Tanaka, falecida em 2005 foi talvez a mais proeminente artista deste grupo. Não se percebe imediatamente a razão da inclusão do fato eléctrico de Atsuko na Documenta XII. Uma das passagens originais e líricas do manifesto Gutai tem a ver com o elogio da decadência dos materiais e implicitamente um ajuste de contas com a arrogância construtiva do modernismo arquitectural; "This is described as the beauty of decay, but is it not perhaps that beauty which material assumes when it is freed from artificial make-up and reveals its original characteristics? The fact that the ruins receive us warmly and kindly after all, and that they attract us with their cracks and flaking surfaces, could this not really be a sign of the material taking revenge, having recaptured its original life?" (idem) Talvez esteja aqui a razão desta inclusão e decerto uma perspectiva surpreendente de leitura do próprio fato de Atsuko.

Sem comentários: