31.1.06

Matthias Weischer - Museum der Bildenden Kunste, Leipzig 2006

Mais um dos pintores da escola de Leipzig. Matthias Weischer é representado pela galeria berlinense Eigen+Art. Nesta exposição no museu de Leipzig, apresentaram-se óleos todos de 2004 e 2005, na sua grande maioria de pequenas dimensões. O trabalho consiste em espaços habitacionais, quartos, salas de estar, etc, transferidos de fontes fotográfica por rede quadriculada, da qual se deixam vestigios, como estruturas onde se colocam vestígios de figuras. Estas figuras, na maior parte das vezes, sentem-se mais por uma presença dada pela ausência, pela falta. Os próprios títulos reforçam isto. O espaço é povoado de modo mais concreto por objectos utilitários, design ex-DDR, televisões, moveis, colocados de modo a provocar um sentimento de estranheza. A pintura chega a atingir momentos de grande virtuosismo técnico, reclamando-se, tal como muita pintura contemporânea, da herança de Vermeer. Matthias Weischer expõe também as diferenças matéricas por justaposição ou acomulação de processos pictóricos. Incomoda-me um pouco a previsibilidade no processo exibido, forçado na sua denotação. Weischer recupera todos os sinais característicos da sua escola, a indiferença de captação, de tudo ver e nada compreender (Richter), a capitalização dos afectos de uma obsolescência de objectos recuperados pela nostalgia do passado de uma certa Alemanha desaparecida. Pintura alemã contida, ao gosto português, desconfiado da expressão. Intimidade burguesa serve-se.

30.1.06

Der Fall Wagner Geburtshaus - O Caso da Casa Natal de Wagner



A Alemanha no seu melhor. Richard Wagner Museum in Leipzig? Oder Shopping und die Wagner Fans gehen auf die Knie. Stillstand beschleunigen.

Leipzig foi a cidade natal de Richard Wagner (1813) A casa há muito foi destruída, mesmo antes dos bombardeamentos da última guerra. De qualquer maneira foi grande a minha surpresa ao vaguear pela cidade num frio invernal de rachar, de que um potencial local de veneração para a gigantesca e obscura tribo de wagnerianos que se vão arrastando por aí, de todo o mundo até Bayreuth, estivesse convertido num vulgar El Corte versão teutónica. Mozart e Beethoven tiveram mais sorte.

28.1.06

At work



Aspectos do meu estúdio antes do Natal. My studio before christmas.

27.1.06

BD Jazz - Diário de Notícias

Acabei de receber pelo correio uns exemplares da BD Jazz que foi publicada há tempos atrás com o Diário de Notícias. Que diferença de qualidade entre os desenhadores franceses presentes na colecção e os portugueses. Mesmo os desenhos de Zamith, não sendo muito inspirados, comparando com o que já vi dele, estão a milhas de distância em qualidade superior às propostas francesas. Os outros dois exemplares "portugueses" que tenho são os Anita O'Day por Pedro Nora e Chet Baker por João Fazenda. Gosto particularmente da fluência ondulante dos desenhos do Pedro Nora. A capa do João Fazenda é muito boa.

26.1.06

Edição Mozart/M.J.Pires em "O Público"

Dia 2 de Fevereiro sai um CD das sonatas de W.A.Mozart com capa da minha autoria em "O Público". Vale a pena comprar quanto mais não seja pela música.



25.1.06

Curriculum Vitae - Gonçalo Pena

Born at 12th November of 1967. Lives and works in Lisbon and, since 2006 in Hildesheim. Graduated as painter in the fine-arts academy of Lisbon in 1993.
Masters degree in communication sciences by the UNL (Lisbon) with a thesis
centered in design issues.
Teacher of painting and drawing in the ESAD, Superior School for Arts and Design in Caldas da Rainha (Portugal) from 1995 until 2005 when quitted the post to dedicate himself exclusively to painting and illustration.
Work as an illustrator since 1993 with appearance on main portuguese newspapers and magazines (Independente, Publico, Ler, Egoísta, Livros).
Works on other media besides painting, as cinema (super 8) and performanceart. Wrote and published several studies on art issues.